Site dos Orgânicos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Informativo

AS CORES DOS ALIMENTOS

12 de maio de 2020

Banner AS CORES DOS ALIMENTOS

Relação entre a cor de um alimento e os nutrientes que ele fornece

 

Amarelo, alaranjado, verde-escuro

PIGMENTO - Betacaroteno

FONTES - Mamão, manga, damasco, cenoura, abóbora, mandioquinha, brócolis, couve, escarola, almeirão, espinafre

BENEFÍCIOS - Pode se transformar em vitamina A caso o organismo precise. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer (principalmente de pulmão) e da cegueira noturna, além de deixar a pele saudável.

 

Vermelho

PIGMENTO - Licopeno

FONTES - Tomate (principalmente em forma de molho e ketchup), melancia, goiaba

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer de próstata, de mama e no combate ao envelhecimento. Em conjunto com outros antioxidantes ajuda a diminuir o colesterol.

 

Vermelho, roxo, azulado

PIGMENTO - Antocianina

FONTES - Uva, vinho tinto, framboesa, amora, açaí, beterraba

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol, na prevenção do câncer e da aterosclerose (degeneração das artérias).

 

Branco

PIGMENTO - Antoxantina

FONTES - Cebola, alho, couve-flor

BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol e na prevenção do câncer.

 

Os nutrientes em si - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - não possuem cor.

Mas existem pigmentos (substâncias que dão cor aos alimentos) que, apesar de não terem propriedades nutritivas, são grandes aliados no combate e na prevenção de doenças. Um bom exemplo são os carotenóides, responsáveis pelo colorido de várias frutas, verduras e legumes. "Essa é a família do betacaroteno, encontrado principalmente em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros. Já o licopeno, famoso por seus benefícios no combate ao câncer de próstata, é o pigmento que dá ao tomate sua cor vermelha. Em outra família, a dos flavonóides, há a antocianina, fonte das tonalidades vermelha-escura, roxa e azulada em alimentos como as uvas e a beterraba", afirma a nutricionista Soraia Covelo Goulart, do Hospital Universitário da USP.

Devemos lembrar, porém, que nem sempre os nutrientes mais importantes se manifestam assim.

A vitamina C, por exemplo, está presente em uma grande variedade de frutas, mas não pode ser identificada por nenhuma cor.

Por outro lado, a clorofila, principal responsável pela coloração verde dos vegetais, não é considerada um nutriente. "Existem estudos ainda em andamento para confirmar sua atuação como agente de combate aos radicais livres, aquelas moléculas liberadas pelo organismo que provocam doenças, processos degenerativos e envelhecimento. No entanto, não existem propriedades nutritivas na clorofila", diz Soraia.

Fonte: mundo estranho/ alimentação

 

Você Também Deve Gostar